Minhas 8 palavras favoritas em Português

A língua portuguesa é famosa por sua elegância e sua cadência suave e sedutora: aqui estão algumas palavras que, em nossa opinião, transmitem a magia ao melhor.

 

 

Toda vez que escuto uma música brasileira, quero ir à praia, sentar-me e olhar para o horizonte com anseio, afundar os dedos na areia e ficar ali pensando em algo distante, com a alma em tumulto entre a nostalgia , emoção e melancolia .
Meus primos no Rio de Janeiro usariam apenas uma palavra para descrever esta situação poética: “saudade” .
A palavra, de fato, é tão evocativa e cheia de significado que não pode ser explicada, exceto usando uma longa periprrasis, exatamente como eu fiz.

Saudade

A palavra saudade é parte de uma lista de palavras muito especiais porque elas são intransportáveis .
Alguns o definem como o “amor que permanece” , que é a nostalgia de alguém ou algo muito querido que não está presente naquele momento. Outros optam por um significado mais complicado e ligam-no ao sentimento melancólico que se sente em relação a algo que ainda não foi experimentado.

Cafuné

Mesmo a palavra cafuné cai na categoria de palavras intransmissíveis e seu significado real é ainda mais tortuoso: com o cafuné, de fato, é indicada a ação muito terna de passar os dedos pelo cabelo do amado.

Xodó

E para continuar na sequência do romance, o xodó é usado como um termo de carinho , não só para as pessoas, mas também para objetos inanimados: não se surpreenda, portanto, se você sentir alguém definir um carro como seu xodó (menina).
No final, se você pensa sobre isso, o verdadeiro amor não tem fronteiras!
Claro … fazer um pouco de cafuné para um carro é uma questão diferente …

Moleque

Com moleque , é usual indicar um jovem, às vezes imprudente, às vezes simplesmente mimado … em outras palavras, o que os italianos chamaríamos de menino mau!

Cabeleireiro

Cabeleireiro não indica uma dança caribenha (eu me pergunto por que foi a primeira coisa que pensei quando ouvi essa palavra), mas um simples … cabeleireiro. No entanto, não consigo me livrar da imagem de um cara que corta meu cabelo em uma dança selvagem!

Azulejo

E agora vamos passar para uma palavra bem conhecida: azulejo .
Não lhe diz nada? Então, concentre-se por um momento e lembre-se de uma foto de qualquer cidade portuguesa … escolha algo realmente famoso e opte por Lisboa! Sim … você está vislumbrando as casas e as paredes cobertas de azulejos azuis e o maravilhoso efeito que a sua cerâmica vidrada dá às ruas e a toda a cidade: aqui, esses são os azulejos famosos .
Agora perca a leitura e a interpretação das histórias que contam …

Cachoeira

Cachoeira . Tente dizer isso muitas vezes e, lentamente, o som da sua voz irá lembrá-lo do som de água que cai das pedras e mergulha no rio com um acidente.
Não por acaso: esta palavra significa “cachoeira” e para mim parece uma das mais lindas palavras onomatopéicas da língua portuguesa.

Melancia

E agora, e uma boa fatia de melancia ?
A melancia – ou a melancia – em português é chamada apenas disso e, eu não sei por que, me lembra a história de Marcel Proust, que sabe a madeleine e faz uma jornada no passado.
Será porque, assim que vejo melancia , a primeira palavra italiana que vem à minha mente é “melancólica” ?
O que é certo é que vou provar minha fatia com muita saudade .